Santos-Brasil conclui retirada de portêineres

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Os três novos portêineres adquiridos pela Santos-Brasil S.A. para operação no Porto de Santos estão em terra firme. O último equipamento foi descarregado ontem de manhã, por meio de trilhos, do convés do navio Zhen Hua 27 para o costado do Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda (Guarujá), arrendado pela empresa.


O trabalho começou no sábado e foi realizado por 30 profissionais, incluindo 11 funcionários da fabricante, a chinesa Zhenhua Port Machinery Company Ltda. (ZPMC).


A Santos-Brasil planeja iniciar a operação com o primeiro guindaste até o fim do mês. Segundo o diretor-superintendente do Tecon, Washington Flores, a partir da colocação dos equipamentos no solo será possível iniciar os ajustes nos comandos elétricos e mecânicos e finalizar o treinamento da mão de obra. Os 30 funcionários que ficarão encarregados da operação estão sendo qualificados há três semanas. "Nossa expectativa é de que em 40 dias tenhamos os três portêineres em atividade", explicou.


A lança içada na vertical chega a 116 metros de altura, o equivalente a um prédio de 39 andares. A cabine de operação destes portêineres pós-Panamax, do tipo Double Hoist, fica a 38 metros do chão. De lá, o operador poderá movimentar, simultaneamente, até quatro contêineres de 20 pés, ou dois de 40 pés. Um outro diferencial é a possibilidade de alcance de cofres localizados no lado oposto do navio, a até 23 fileiras de distância do cais.


A descarga dos portêineres exigiu uma operação especial. "O comandante do navio é quem decide quando eles serão movidos para o costado. Ele escolheu o momento em que a maré está mais baixa em Santos, às 8 horas. O objetivo é colocar a embarcação na altura do cais", disse o diretor.


Para a transferência, o comandante determinou o enchimento dos tanques de lastro. Quando a altura do navio e do cais se equiparam, os equipamentos puderam ser retirados por meio de trilhos. A operação para a saída de cada portêiner demorou de oito a 12 minutos.


Está prevista para agosto a chegada de outros três portêineres ao Tecon. No ano que vem,a empresa terá 14 guindastes em operação. Quando isto ocorrer, os quatro mais antigos serão aposentados.


Com informações A Tribuna

Assista ao ">vídeo

0 Deixe seu Comentário:

Portal do Desenvolvimento: Comércio Exterior

Porto S.A.